Um dos grandes obstáculos das pessoas que querem empreender é a forma de obtenção dos recursos necessários para a abertura de empresa. Também existem várias dúvidas quanto às melhores linhas de crédito aos empreendedores, com taxas de juros mais baixas do mercado. Por isso, hoje reunimos dicas acerca desses assuntos. Confira a seguir.
Com toda a certeza você já pensou em diversos caminhos para a obtenção dos recursos financeiros, com o intuito de investir em abertura de empresa. Mas a verdade é que existem diversas formas, desde as “simples”, até as complexas que exigem ainda mais planejamento.
Afinal, como conseguir recursos financeiros para abertura de empresa?
Recursos próprios
Esse é o caminho mais simples para você que sonha em realizar uma abertura de empresa. A fim de juntar o dinheiro, separe uma parte dos seus rendimentos mensalmente e faça uma aplicação. Um exemplo é a Letra do Tesouro, que rende bons juros, da mesma forma que pode ser resgatada a qualquer tempo. (Confirme junto à instituição financeira escolhida).
No entanto, não se esqueça dos fundos para montar a empresa e da reserva do Capital de Giro. Ele é o “fôlego” do seu caixa. A seguir, listamos os processos nos quais é necessário desembolsar certas quantias:
- Abertura de CNPJ. O Meu Contador Prime pode lhe ajudar com isso;
- Capital para montar o negócio. Por exemplo, uma loja! Será preciso alugar o ponto e eventualmente pagar a “Luva”, o “Fundo de Comércio” ou ainda “comprar o ponto”;
- Reforma do local e montagem, com mobiliário, sistemas de pagamento e controle. Além disso, será preciso adquirir o estoque inicial, contratar pessoas e pagar o aluguel durante esse período;
- Investimento em um site ou até mesmo e-commerce.
Isto é, você precisará poupar recursos com antecedência, a fim de concretizar a abertura de empresa. Nesse sentido, atente-se à importância do capital de giro. Pois, a utilização deste recurso é feita durante a fase inicial do negócio, que pode durar vários meses.
Afinal, 85% das novas empresas quebram, ou seja, fecham as portas, antes de completar 3 anos. A principal causa é exatamente a falta de capital de giro. Então, se as vendas não acontecem no ritmo esperado pelo empreendedor, o investimento acaba. Logo, procure ter uma reserva que supra, idealmente, todos os custos mensais por seis meses, evitando empréstimos bancários com taxas elevadas.
Sociedade
Um sócio pode ser a solução ou um grande problema ao planejar abertura de empresa. Por isso, escolha bem! Pelo caráter, comprometimento e conhecimento a respeito do empreendimento.
A sociedade pode ser repartida em 50% a cada um dos investidores. Na maioria dos casos, o sócio entra com dinheiro e com trabalho, outras vezes, apenas com o trabalho. Existe ainda aquele que só aporta o dinheiro: o sócio investidor. No entanto, independente do formato da sociedade, o empenho e a competência de cada um dos responsáveis é fundamental no sucesso do novo negócio.
Utilizar parte dos recursos próprios e buscar linhas de crédito para juntar o capital necessário
Neste caso, o dinheiro pode vir de empréstimo bancário. É importante observar que muitas vezes a instituição financeira exigirá um “histórico de faturamento da empresa”. Ou seja, conseguirá o empréstimo aquelas empresas que já funcionam há algum tempo, de acordo com cada banco.
Confira algumas das melhores opções de linhas de crédito que você pode conseguir.
Cartão BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não possui agências e por isso usa o sistema bancário como agência de repasse dos recursos.
Com o Cartão BNDES você terá um limite de valor de compras que será concedido pelo seu banco. Dentro desse limite, é possível adquirir máquinas, equipamentos, e até mesmo veículos de entregas.
Há possibilidade de realizar compras em até 48 vezes, com uma das taxas de juros mais baixas do mercado. Consulte o site acima e consulte as variações.
Importante: Com este cartão você só poderá comprar de fornecedores cadastrados pelo BNDES. Veja também no site acima a lista de produtos e fornecedores.
Desenvolve São Paulo
Se você estiver no estado de São Paulo, essa é uma ótima alternativa de análise na abertura de empresa. Por meio dela você poderá conseguir recursos de investimento em inovação, capital de giro e projetos focados na sustentabilidade O programa também possui linhas de crédito especiais destinadas às mulheres empreendedoras.
BNDES Finame Direto
Outra linha de crédito do BNDES operada por bancos tradicionais que são agentes de repasse. Esta por sua vez é destinada principalmente à compra de equipamentos como tratores, caminhões e máquinas.
O próximo passo para a abertura de empresa é contar conosco!
Nós do Meu Contador Prime auxiliamos com toda a burocracia, impostos e folha de pagamento, então pode deixar com a gente! Nossa equipe realiza um estudo de orientação a fim de indicar o melhor regime fiscal para a criação da sua empresa e realizar seu sonho de empreender.
Entre em contato conosco e tire o seu projeto do papel.