Estratégia Comparativa e Competitiva

Estratégia Comparativa e Competitiva

A estratégia competitiva e a comparativa são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Apesar de terem conceitos distintos, geralmente envolvem a tomada de decisões claras e consistentes sobre os serviços/produtos oferecidos e como eles são trabalhados. Você pode ter descoberto a estratégia certa hoje, mas em mercados em rápida evolução, você ainda quer estar pronto para se tornar competitivo.

A estratégia competitiva diz respeito às maneiras pelas quais uma empresa pode produzir bens ou fornecer serviços melhor do que seus concorrentes. É ela que permite que uma empresa alcance big numbers e gere valor no mercado. Feita internamente, é o que diferencia o negócio da concorrência, mas precisa de expertise para ser colocada em prática.

Já a estratégia comparativa é a capacidade de uma empresa em produzir um determinado bem ou serviço a um custo de oportunidade menor do que seus parceiros comerciais. O custo de oportunidade é o fator de análise na escolha entre diferentes opções de produção. É importante ressaltar que uma estratégia comparativa é capaz de se transformar em estratégia competitiva. Afinal, é importante fortalecer o que é destaque na organização.

No vídeo de hoje o Prof. Dr. Antonio André Neto fala sobre os pontos essenciais para uma estratégia competitiva e comparativa. Confira o conteúdo completo acessando o vídeo abaixo. E não se esqueça de curtir o nosso canal no Youtube

Conteúdo Relacionado