Como a contabilidade pode ser uma aliada da sua empresa?

Como a contabilidade pode ser uma aliada da sua empresa?

Uma dúvida que muitos empresários têm é identificar como, de fato, a contabilidade pode ajudar na gestão da empresa. A contabilidade é uma ciência que ajuda os empresários a administrar as receitas, os custos e as despesas, trazendo uma visão gerencial do negócio. 

Ainda assim, muitas empresas não fazem a contabilidade do negócio e o sócio pode ficar sem controle dos recebimentos e de suas contas a pagar. Essa situação já levou muitas empresas à falência. Além disso, a contabilidade também cuida dos impostos federais, estaduais e municipais que a empresa é obrigada a pagar. O não pagamento de impostos e mesmo o esquecimento do pagamento de uma única obrigação pode trazer graves prejuízos.

Outro aspecto muito importante é que a contabilidade cuida das obrigações trabalhistas, ou seja, de todos os tributos e recolhimentos relativos à folha de pagamento dos seus empregados. O não cumprimento das leis trabalhistas pode levar uma empresa à falência.

Além das obrigações com o governo, a contabilidade também cuida da obtenção e atualização de todas as licenças, alvarás junto a todos os órgãos de fiscalização, como; Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão classista como Ordem dos Advogados, Conselho Regional de Medicina e assim por diante. Ou seja, a contabilidade é uma poderosa ajuda para o controle, administração e crescimento de uma empresa. 

No Brasil, somente os trabalhadores informais não precisam do apoio de uma empresa de contabilidade.

Toda empresa é obrigada a emitir balanço patrimonial?

Sim. Conforme define o Código Civil – Lei no 10.406, de 10/01/2002 – Art. 1.179, o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Como sei quais informações devo enviar à contabilidade?

As informações são as seguintes:

  • Notas Fiscais de Vendas
  • Notas fiscais de compras
  • Notas fiscais de serviços prestados
  • Notas fiscais de serviços contratados
  • Extrato Bancários

Caso tenha empregados

Todas as ocorrências com os empregados, por faltas, horas extras, solicitações de férias, admissões, demissões. Nosso departamento contábil, no início da prestação de serviços, enviará um e-mail com um manual de procedimentos, simples e objetivo, demonstrando como fornecer as informações e movimentações financeiras para a devida contabilidade.

Qual o prazo de envio das informações?

As informações financeiras, deverão ser enviadas até o 5o dia útil de cada mês.

Qual a finalidade do balancete?

Os balancetes são emitidos periodicamente para que você tenha informações sobre o desempenho da sua empresa. Por meio dele e suas demonstrações contábeis, você terá o controle de suas receitas, despesas, impostos, entre outros assuntos pertinentes. Ainda, com essas informações é que nosso departamento contábil enviará informações ao fisco, bem como, as declarações assessórias.

Posso pagar minhas contas pessoais pela conta bancária da minha empresa?

Ainda que você seja para o titular da empresa, a resposta é não, você não deve fazer isso. Não se pode confundir as contas de sua empresa com as suas contas pessoais, pois cada uma tem sua devida tratativa. Por isso, o certo é que você faça retiradas de pró-labore e/ou adiantamento de distribuição de lucro e transfira para sua conta pessoal para daí sim realizar os seus pagamentos pessoais.

O que é Pró-Labore?

Pró-labore é a remuneração, o salário do sócio, o pagamento que a empresa faz para o sócio que trabalha na empresa.

É recomendável que todo empresário, estabeleça uma remuneração d pró- labore para custear suas despesas pessoais e usufruir dos benefícios da previdência social.

Como estabelecer o valor do Pró-Labore?

O valor do Pró-Labore pode ser determinado pelos sócios da empresa. De um modo geral o valor do Pró-Labore pode ser combinado assim:

Se o sócio vai assumir a função de gerente de vendas, qual seria o salário que o mercado paga para um profissional com as competências necessárias em uma empresa do mesmo setor e do mesmo porte? O valor mínimo é o salário-mínimo vigente.

Quando e como devo distribuir os lucros da empresa?

Tudo depende de como você definiu a cláusula em seu contrato social. Algumas empresas adotam o padrão de levantar um único balanço patrimonial em 31/12 de cada exercício e daí distribuir seus lucros (caso possua). Já outras, definem em contrato que os balanços serão emitidos de forma intercalar, ou quando definirem os sócios. O mesmo é válido para a definição de distribuição do lucro com base na porcentagem da empresa que cada sócio detém.

Os lucros distribuídos aos sócios deverão ser tributados na sua Pessoa Física?

Não. Os lucros distribuídos entram como rendimentos isentos na pessoa física, ou seja, não possui tributação sobre esses valores, uma vez que já foram tributados na pessoa jurídica. Porém, existe um projeto de reforma do Imposto de Renda que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está para aprovação no Senado, na qual algumas empresas e pessoas físicas deverão observar as novas regras.

Quais são os riscos de uma assessoria contábil ineficiente?

A contabilidade tem por objetivo ajudar na gestão de sua empresa. A primeira responsabilidade é incluir a sua empresa no Regime Tributário mais adequado para a atividade e tamanho de sua empresa, de modo que você pague o menor tributo possível dentro da lei. 

A contabilidade deve zelar pelo pagamento de todos os tributos, impostos, taxas, contribuições, para que sua empresa possa cumprir com as obrigações, se incorrer em multas e juros por atrasos ou não pagamento. Não pagar uma guia de R$ 100,00 pode gerar multas, juros, custos jurídicos, que em pouco tempo pode transformar o valor original em R$ 1.000,00, para exemplificar. 

Entre todos os tributos que uma empresa deve pagar, estão os de natureza trabalhista. A legislação trabalhista é muito complexa. Para você ter uma ideia, nós do Meu Contador Prime, temos mapeados todas as etapas e atividades que se iniciam com a contratação de um empregado até seu desligamento. Essas atividades podem chegar a 150 etapas, que vão desde admissão até demissão do colaborador.

Deixe a contabilidade da sua empresa com o Meu Contador Prime

Cumprir com todas as obrigações trabalhistas é uma tarefa para profissionais. Se você somar todos os tributos que sua empresa paga, desde o momento que emite uma nota fiscal, contrata um empregado até quando paga o Imposto sobre a Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro, o governo pode ficar com mais de 40% do seu faturamento bruto, ou até mais, dependendo da atividade da empresa. Sendo assim, a contabilidade é uma atividade altamente especializada e não pode cometer erros. Caso aconteça um erro, certamente vai custar caro.

Nós do Meu Contador Prime, temos mais de 50 anos de experiência fazendo a contabilidade de milhares de empresas em todo o Brasil. Nós ajudamos empresas a pagarem os seus impostos corretamente, controlar suas receitas, seus custos e despesas. Por isso, podemos ser um parceiro estratégico para sua empresa e ajudar ela a crescer. Quer saber mais? Entre em contato conosco e seja Prime!

Conteúdo Relacionado