Aumentar o desempenho de uma empresa vai muito além da obtenção de lucro. Não só é fundamental que o negócio esteja devidamente alinhado com seus valores, como também com clientes e mercado. Pois, conhecendo a fundo cada um destes critérios, fica mais fácil encurtar seu caminho rumo ao sucesso financeiro.
A princípio, quando se pensa em abrir uma empresa, o estudo dos clientes e mercado deve ser prioridade. Pode-se utilizar também a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para identificar as vantagens competitivas que cercam o seu negócio.
Além disso, outra vantagem para sair na frente da concorrência é ouvir os clientes. Afinal, é neste momento que você pode identificar e preencher as lacunas causadas por possíveis demandas não atendidas. Ou seja, essa é uma maneira de aproximá-los da marca, enquanto aprimora as formas de captação e compreende o perfil do seu público.
Não existem segredos para empreender, mas é fundamental aplicar alguns macetes que facilitarão a sua rotina. Por isso, continue acompanhando a série: Gestão de Micros e Pequenas Empresas. Hoje o Prof. Dr. Antonio André Neto traz a importância da pesquisa e planejamento a respeito dos clientes e mercado da sua empresa.
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