De forma simples, o Capital Social é o valor que o empreendedor investe inicialmente para abrir sua empresa e manter o seu negócio funcionando até que ele gere lucro.
É o valor que você usou para comprar bens materiais, como mobiliário e equipamentos, pagar os custos de abertura da empresa, contratação de softwares e outros serviços, pagamento de aluguel, entre outros custos.
Não há uma regra que defina um valor mínimo ou máximo para o Capital Social, ele deve refletir os custos diretos e indiretos para o início do negócio.
O empresário deve ter em mente que precisa ter esse valor disponível, e o capital social é uma indicação de quanto a sua empresa vale no mercado, por isso após o crescimento da empresa o ideal é que o empresário atualize no seu contrato social e o Capital Social efetivamente investido na empresa.
Além do que empresas que necessitam do registro no órgão de classe, o capital social será a base de para cálculo da anuidade do registro.
Por isso é importante que você tenha um bom contador para orientá-lo, de acordo com a sua atividade e tipo de negócio e definir o valor ideal para declaração do seu Capital Social.
Nós do Meu Contador Prime orientamos nossos clientes desde o primeiro momento para que eles paguem o menor imposto possível com o mínimo de trabalho.
Nós cuidamos disso para nossos clientes cuidarem do que realmente importa para suas empresas.